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As equipes comercias tem também seu índice de ineficiência. Em uma boa parte das organizações, a maior parte do tempo de trabalho do vendedor nem sempre é utilizado nas atividades de vendas, tendo como consequência para a empresa, uma grande ineficiência na captação de pedidos.
Pesquisas demonstram que ações tomadas tanto pelas empresas como pelos vendedores, podem contornar as dificuldades provocadas pela ineficiência operacional, trazendo produtividade para as atividades dos vendedores, proporcionando melhores condições para captar pedidos.
Pelo lado da empresa, podemos listar algumas ações, entre outras, que podem deixar a operação de vendas mais eficiente:
Organizar as carteiras dos clientes
Disponibilizar aos vendedores recursos para que eles tenham sua lista de clientes correta (carteira) com as informações atualizadas para serem utilizadas no momento do contato com o cliente, esta ação, possibilita ao vendedor a montagem de uma estratégia de abordagem ao cliente baseada em dados, excluindo da atividade, abordagens ao cliente apoiadas no “achismo”.
Organizar o trabalho dos vendedores
Disponibilizar uma agenda de contatos com os clientes eliminando a necessidade de depender da memória, dispor das informações dos negócios do cliente eliminando as constantes ligações para a empresa para tirar dúvidas sobre situação dos pedidos dos clientes, permitir registro do ocorrido no contato com os clientes e suas objeções a compra, entre outras, são condições que contribuem para a eficiência do trabalho dos vendedores.
Revisar pontos de retrabalhos
Propor aos vendedores um método de trabalho simples, objetivo, e focado no processo comercial. Pontos que exigem a conferência manual de informações, registros adicionais paralelos, uso de planilhas, e, aprovações por outros setores ou pessoas, devem ser reavaliados, pois, podem ser gargalos que devem ser eliminados, acelerando as vendas.
Automatizar os processos
As atividades de venda quando organizadas, padronizadas e automatizadas geram ganho de eficiência e produtividade. Com a automação da atividade de venda de forma especializada, é possível: disponibilizar informações sobre os clientes na mão dos vendedores no momento do contato, fazer o registro de todas as ações das etapas de vendas, registrar as objeções à venda, captar os pedidos de forma rápida e consistente, criando assim, condições operacionais para que o vendedor disponha de mais tempo para sua atividade fim, vender.
Profissionalizar a equipe
Manter a equipe de vendas focada e capacitada, valorizando a atividade de vendas com renumeração adequada e bonificação por atingimento de metas também contribui para o aumento das vendas. Ficou para traz o tempo em que a atividade de vendas poderia ser exercida como sendo uma função complementar nas organizações.