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As operações de vendas internas (Televendas) podem oferecer excelentes resultados para as empresas, como gerar mais e novos negócios, e, também, a reconquista de clientes que ficaram inativos (esquecidos).
O maior desafio das empresas está principalmente na organização da equipe de trabalho. Quais clientes contatar? Em que momento o contato deve ser feito? Quais informações o vendedor deve dispor para fazer um contato otimizado? Enfim, organizar o trabalho das pessoas e disponibilizar as informações certas são condições para se obter os bons resultados nas vendas.
Empresas que criam sua própria equipe de vendas internas, sem planejar, sem organizar e sem dispor do suporte tecnológico (software) que proporcione um ganho de eficiência no processo de trabalho dos vendedores geralmente se decepcionam e correm o risco de terem investimentos frustrados.
Possíveis ações de uma operação de televendas:
- Recuperação de inativos, é uma ótima forma de aumentar o faturamento de forma rápida, principalmente se considerarmos inativos recentes (com compra nos últimos 24 meses), sendo que, a taxa de conversão pode chegar à 70%.
- O trabalho de qualificação e prospecção, embora mais dispendiosas, também são ações importantes para o aumento da carteira de clientes da empresa, podendo chegar a taxas de conversão de até 12%.
- Ações de venda para clientes carterizados (aqueles que pertencem à carteira dos vendedores) são também muito comuns. Proporcionam agilidade a ampla cobertura de mercado. Trazem ótimos resultados de venda e pode ser mesclado com ações que complementa a venda externa.
Os bons resultados obtidos pelas equipes de vendas internas, normalmente dependem de mais de um fator; A organização da equipe de vendas, a capacitação dos vendedores, os recursos de software com condições automatizar os processos, proporcionar inteligência comercial e otimizar as vendas (captar mais e melhores pedidos), dos recursos de gestão, dos resultados disponibilizados, e porque não incluir, da capacidade do vendedor de montar suas estratégias com base nas informações dos clientes, conseguindo uma abordagem mais objetiva, mesmo esta, feita através de recursos tecnológicos (sem a presença física).