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As características operacionais do canal de televendas estão bastante alinhadas com a objetividade dos seus compradores, os quais, normalmente já dispõem de um amplo conhecimento sobre os produtos (não necessitam mais de apresentações), e, na maior parte das vezes, tem pouco tempo disponível para aquelas abordagens tradicionais baseadas nas visitas presenciais.
Os recursos tecnológicos têm facilitado ambas as partes, vendedores e compradores, e, todos, sem exceção, tem a cada dia, menos tempo para dar atenção para questões que são pouco relevantes ao seu trabalho.
O amadurecimento do trabalho de vendas internas nas indústrias, têm mostrado a todos a grande eficiência deste canal de vendas, pois, pode fazer conjuntamente o trabalho de marketing (aproximação do cliente aos produtos) e a venda (captação do pedido) em um único contato, trazendo eficiência e ótimos resultados para ambas as partes (fornecedor e cliente).
A atividade de venda, sem a visita física do vendedor ao ponto de venda, tem se espalhado de forma muito rápida para todos os segmentos de negócios, inclusive nos mais tradicionais, e aqui, vamos abordar alguns motivos de porque a indústria está avançando rapidamente no uso deste canal para melhorar seus resultados.
Porque é muito dinâmico, é um canal que aceita múltiplos modelos de negócios (venda para clientes em carteira, campanhas direcionadas, ações de apoio a vendas externas, e outros), e, pode absorver mudanças nas estratégias comerciais de forma muito rápida (novas estratégias atingem a carteira de clientes em pouco espaço de tempo), características estas, necessárias para atuação em ambientes de alta competitividade.
Porque é um canal com custo relativamente baixo, mesmo utilizando-se das mesmas práticas de remuneração de outros canais de venda, o televendas (telefone, e-mail, mídias sociais, …) tende a ter um custo efetivo reduzido quando comparado com o canal de venda externa, primeiro por utilizar-se de tecnologia na sua operação, e também, pelo fato da venda externa ter um custo de logística agregado (infra estrutura, deslocamentos, …).
Porque é a melhor forma para aumentar a capilaridade da carteira de clientes, o contato através do televendas (ativo ou receptivo) não considera distância física, clima, agendamento, e nem outros condicionantes que tendem a dificultar a visita presencial do vendedor ao cliente. O vendedor do televendas chega nos clientes em qualquer lugar com o mesmo esforço.
Porque normalmente é um canal de margens maiores, observações indicam que na venda não presencial o vendedor fica menos pressionado pelo comprador, além de ter melhores condições para o planejamento da abordagem ao cliente, montagem e aplicação do “pitch de venda”.
Outro ponto de ganho está associado ao nível de informação que pode ser disponibilizado ao vendedor enquanto acontece o contato com o cliente, possibilitando que este, direcione as ações sem a percepção do comprador.
Porque aumenta a fidelização da carteira, operações de televendas podem abordar muito mais clientes do que outros canais de venda tradicionais (20 a 40 clientes por dia para venda em carteira), trazendo para dentro da empresa um alto grau de conhecimento de seus clientes, reduzindo desta forma os impactos causados na mudança de pessoas na equipe de vendas. O cliente passa a ser da empresa e não mais do vendedor.