A política comercial é essencial para orientar as estratégias de vendas e relacionamento com os clientes de uma empresa.
Enquanto um CRM é uma ferramenta valiosa para gerenciar relacionamentos com os clientes. Geralmente é mais focado em armazenar dados de clientes, interações e histórico de vendas.
No entanto, se encontra no mercado softwares com a base de um CRM, mas seu foco é na captação de pedidos.
Assim, uma política comercial bem definida pode ser implementada dentro de um sistema CRM para garantir consistência nas práticas de vendas, definir diretrizes para a equipe de vendas e ajudar a alinhar as atividades comerciais com os objetivos da empresa.
Isso pode incluir políticas de preços, descontos, prazos de pagamento, segmentação de clientes, entre outros aspectos.
Contudo, a utilização deste tipo de solução faz com que sejam reavaliados alguns processos que envolvem a entrada de pedidos.
Dessa forma, reduz o esforço da administração de vendas, com atividades de análise e liberação de pedidos, apoio aos vendedores externos e representantes, repasse de metas e comissões, entre outros.
Adicionalmente ao ganho de produtividade e eficiência obtida, o uso de um sistema CRM com foco na captação de pedidos contribui também para maior competitividade nas vendas.
Benefícios da política comercial dentro de CRM que tira pedidos:
- As vendas que estão fora do padrão serão gerenciadas;
- Os vendedores passam a dispor das informações importantes sobre o cliente para efetuar o pedido no momento da visita;
- Os pedidos são faturados rapidamente, eliminando a demora de ações manuais;
- A política comercial passa a ser uma função estratégica e instantaneamente repassada para a equipe de vendas;
Sendo assim, integrar a política comercial ao CRM pode oferecer benefícios significativos, como maior eficiência na execução das estratégias comerciais, melhor rastreamento de métricas importantes e uma compreensão mais profunda do desempenho das vendas em relação às metas estabelecidas. Isso pode ajudar a empresa a otimizar seus processos comerciais e melhorar o serviço ao cliente.
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