Um ERP (Sistema de Gestão) e um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) são sistemas diferentes projetados para atender a necessidades distintas dentro de uma empresa.
Uma deficiência conhecida dos ERPs é a área comercial, principalmente no conhecimento sobre as informações e perfis dos clientes, no trabalho de vendas e no gerenciamento dos pedidos.
Por isso, há diversos motivos para a empresa não gerenciar seus pedidos pelo ERP.
Listamos algumas funcionalidades encontradas apenas em um CRM:
Gestão de Relacionamento com o Cliente
Um CRM é projetado especificamente para gerenciar interações com clientes e leads. Ele pode incluir recursos como acompanhamento de vendas, automação de marketing, gerenciamento de contatos, registros de interações com o cliente e análise de dados relacionados ao cliente.
Automação de Vendas e Marketing
Os sistemas de CRM são equipados com ferramentas de automação de vendas e marketing, como envio de e-mails em massa, rastreamento de interações do cliente e criação de campanhas de contatos para diferentes perfis de clientes e leads.
Análise de Clientes
O CRM pode oferecer análises detalhadas sobre o comportamento do cliente, preferências, histórico de compras e recursos para otimizar a venda. Isso ajuda as empresas a entender melhor seus clientes e tomar decisões mais informadas sobre estratégias de vendas e marketing.
Experiência de venda completa
A venda começa no pedido, mas, termina com os produtos na “casa” do cliente. Durante este ciclo, muitas interações podem acontecer. As plataformas de venda, apoiadas nos conceitos de CRM, registram estas interações e montam o histórico de relacionamento, facilitando assim o trabalho dos vendedores na fidelização de suas carteiras.
Otimização da venda
Foi-se o tempo em que o vendedor perguntava se o cliente estava precisando de algum produto, no mercado altamente competitivo, o vendedor deve montar sua estratégia para abordar o cliente para obter o pedido e para isto, precisa de informações voltadas para a inteligência de vendas, informações organizadas e previamente avaliadas e isto, não são funcionalidades contempladas pelos ERPs.
Em resumo, enquanto um ERP é focado na gestão de recursos empresariais como finanças, estoque e produção, um CRM se concentra em gerenciar relacionamentos com clientes e impulsionar as vendas e o marketing.
Embora haja alguma sobreposição entre os dois sistemas, um CRM tende a oferecer funcionalidades mais avançadas e específicas para as necessidades de gerenciamento de clientes.
Veja também os nossos materiais/e-books gratuitos