Tempo de leitura: 3 minutos
Sim.
Mas, quando a empresa trabalha com uma política comercial com mais variáveis ou que não está bem definida, usando muitas tabelas e muitos motivos de descontos ou mesmo quando a empresa tem por prática apoiar os representantes/vendedores nas suas atividades operacionais fornecendo a eles de forma sistemática informações sobre os clientes, sobre produtos, sobre pedidos, sobre faturamentos, etc…, a área de Administração de Vendas tende a ser consumida com atividades operacionais e normalmente, com visíveis gargalos, exigindo mais pessoas.
A automação das atividades que compõe o processo comercial, faz com que o trabalho da Administração de Vendas seja mais eficiente, permitindo direcionar os esforços para o gerenciamento e planejamento da equipe de vendas, inclusive, crescer sem necessidade de aumento da estrutura interna.
Já faz algum tempo que os sistemas de CRM, em especial os que tem foco na captação de pedidos para o canal de representantes e o canal de vendas internas, tem se especializado em reduzir o esforço da área de Administração de Vendas, automatizando e disciplinando todo o processo de venda, a utilização deste tipo de solução faz com que sejam reavaliados nas empresas alguns processos que envolvem a entrada de pedidos, procurando sempre dar mais rapidez, mais segurança, mais agilidade, mais flexibilidade e trazendo um grande ganho de produtividade.
As atividades abaixo, entre outras, são algumas que vão ter ganho de produtividade com a utilização de uma solução especializada para a captação de pedidos, eliminando da Administração de Vendas:
- Analisar e Liberar Pedidos, esta atividade tem um impacto positivo muito grande, ela é reduzida de forma drástica pois os pedidos passam a ser colocados dentro da política comercial diretamente pela equipe de vendas, sendo que, os pedidos fora da política podem ser notificados automaticamente e passam a ser tratados com apoio do recurso de Liberação por Alçada, passando a responsabilidade da liberação do pedido, de forma objetiva, para o nível superior diretamente ligado a atividade dos vendedores (supervisores, gerência, direção).
- Apoio aos Vendedores e Representantes, o cliente tem crédito? O produto tem estoque? O pedido já faturou? Entre outras, são solicitações por parte dos representantes bastante comuns em algumas empresas, gastando muito tempo do pessoal da Administração de Vendas, fazendo com que esta trabalhe como “secretária dos vendedores”, além de não proporcionar condições de organização e planejamento do vendedor, roubando-lhe o tempo que poderia ser dedicado a venda.
- Informações de Metas e Comissões, também são questões cotidianas que acabam consumindo muito tempo, e os vendedores precisam que estejam disponíveis de forma on-line.
- Administração de despesas de viagens, para empresas que dispõem de equipe de vendas externas própria é outra atividade que consome tempo nos registros e conferências, com informações recebidas nem sempre padronizadas.
Adicionalmente ao ganho de produtividade e eficiência obtida pela Administração de Vendas, o uso de uma solução especializada para captação de pedidos contribui também para maior competitividade nas vendas com:
- Vendas fora do padrão, passam a ser gerenciadas.
- Os vendedores passam a dispor (nas mãos) de todas as informações importantes sobre o cliente para efetuar o pedido no momento da visita.
- Os pedidos passam a ser faturados de forma mais rápida, eliminando a demora decorrente de ações manuais.
- A política comercial passa a ser uma função estratégica para a empresa e disponibilizada rapidamente para a equipe de vendas.