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Conhecer o perfil do cliente ajuda fidelizar a carteira e vender mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Empresas que colocam seus produtos no varejo para posterior venda aos consumidores têm um desafio, ficarem constantemente sujeitos a questões externas.

Para as quais nem sempre dispõe de soluções que possam modificar os cenários, como:

  • A situação do mercado, estagnado ou até em encolhimento levam a uma natural redução das vendas.
  • Com o surgimento de novos fornecedores, campanhas mais agressivas no mercado, são situações que atrapalham aquelas empresas já consolidadas e com seu mercado já definido.
  • O aparecimento de novas ofertas, produtos com características diferenciadas e com preços mais competitivos, são questões que não se pode desprezar.
  • Da mesma forma, os próprios consumidores, influenciados por questões de cultura, tecnologia, passam a ter novos hábitos, reduzindo a utilização de alguns produtos.

Neste cenário, a atividade dos vendedores no momento do contato com seus clientes, passa a ter importância ainda mais comprometedora, pois, perceber a mudança no cenário de compras decorrente de algum novo fator, pode fazer com que a empresa se adapte de forma rápida, ou caso contrário, seja sucumbida por ações que não pode mais enfrentar.

Portanto, a utilização de um software especializado pode ajudar a empresa na identificação do perfil dos clientes e também, analisar e adequar suas estratégias para ajustar-se as características que o mercado apresenta.

Em primeiro lugar, cabe aos vendedores captar as informações e as características, registrando-as de forma associada ao cliente, criando um banco de informações importantes sobre o mercado em que atuam.

No perfil, tenha informações importantes que vão colaborar para o aumento das vendas:

  • Fornecedores atuando nos clientes
  • Quantidade de lojas / pontos de venda
  • Quantidade de vendedores nos pontos de vendas
  • Nível de organização do ponto de vendas
  • Questões que o cliente valoriza
  • Quando compra e o que compra?
  • O que o cliente valoriza?
  • Entre outras …

Em segundo lugar, cabe a empresa fazer uma avaliação das informações do perfil.

Por exemplo, feitas por alguma disponibilidade do software especializado ou com a utilização do Business Intelligence – BI, onde poderão realizar estratificações mais aprofundadas, identificando características do mercado que necessitem alguma ação por parte da empresa.

Enfim, com este recurso, pode-se identificar variadas situações, as quais, podem ser utilizadas pela empresa na construção de ações diferenciadas com objetivo de melhorar e ampliar seus negócios.

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