Conhecer as informações sobre nossos clientes, é fundamental para qualquer empresa, por isso identificar e alertar a equipe de vendas sobre os clientes que estão na faixa de risco da inatividade, permitindo assim antecipar as ações e prevenir que tornem clientes inativos é essencial.
Monitorar a frequência de compra e saber quem são os clientes que estão sem comprar, são ações para prevenir a inatividade dos clientes, sendo mais barato do que fazer ações de recuperação.
IMPORTANTE:
Contatar o cliente na frequência correta evita que o seu concorrente venda no seu lugar.
Desse modo, montar estratégias de prevenção para lidar com clientes inativos, é dever da gestão e da equipe comercial.
1. Identifique os pré inativos:
Utilizando os recursos de um sistema de relacionamento com o cliente (CRM) avalie os clientes que ainda não cumpriram os requisitos de inatividade, mas já estão a algum tempo sem comprar da empresa.
2. Faça ofertas diferenciadas:
Bons resultados podem ser obtidos antes dos clientes cumprirem os requisitos de inatividade, por isso faça contato e ofereça alguma vantagem para voltar a comprar.
Se sua equipe de vendas não puder ligar para todos os clientes que estão prestes a inativar, utilize a ajuda da tecnologia.
Enviar e-mails para manter uma comunicação ativa.
Enviar mensagens também é uma opção, um crm integrado com whatsapp mesmo que exija um pouco mais de atenção dos vendedores.
Oferecendo vantagens como:
- Algum desconto diferenciado;
- Alguma promoção que está em vigor;
- Outras ações diferenciadas para atrair a venda;
E para facilitar esse trabalho, utilize recursos que um bom sistema de crm para vendas disponibiliza:
Notificações automáticas:
Recursos de notificações automáticas, são alertas com as informações do cliente, podendo ser implementados facilmente, resultando em alta produtividade para a equipe de vendas e da gestão.
Comunicação por Post It:
Recurso para se comunicar com a equipe de vendas e provocar os vendedores sobre as ações de prevenção.
Se ações como esta não são realizadas, o trabalho para reativar clientes será muito maior do que o trabalho de mantê-los ativos no momento certo.
Sendo assim, o importante é que a empresa conheça o ciclo de compra de seus clientes e adicionalmente, disponha de um sistema de crm para vendas que auxilie seus vendedores, com alertas quando algum cliente entrar na faixa de risco da inatividade, evitando assim que o cliente venha a se abastecer com outros fornecedores.
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