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Como despertar o interesse do cliente na venda Low Touch?

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As dificuldades continuam, clientes menos disponíveis, concorrentes mais ativos, economia com suas restrições, então, o que fazer para diferenciar-se neste cenário em que todos estão tendo suas dificuldades?

O esforço que as empresas estão fazendo nesta adaptação para uma economia “Low Touch” trará sem dúvida mudanças positivas, e, vão se beneficiar as empresas que souberem se posicionar principalmente na integração com a tal “economia digital”.

Então, o que podemos fazer para que nossos clientes continuem comprando nossos produtos, e também, para atrair novos prospects para carteira, quando não podemos contar com as características e benefícios proporcionados pelos contatos presenciais dos vendedores?

A título de exercício, apontamos aqui, algumas ações que podem ser utilizadas para atrair a atenção dos clientes e também dos prospects, com objetivo de motivá-los a manter um relacionamento constante com a empresa, assim como, buscar um ritmo de negócios estável entre a empresa e seus clientes.

Ações sistemáticas de nutrição e relacionamento, contribuem para estabelecer e principalmente, manter um canal de relacionamento permanente da empresa com seus clientes, informando e orientando o cliente com relação ao uso, aos benefícios, a aplicabilidade, e, principalmente, as oportunidades de negócios que podem ser gerados pelos produtos que a empresa está oferecendo ao cliente, tornando-se uma ação sólida com ótimos benefícios na conquista e na manutenção de clientes.

Não perca a oportunidade de se aproximar de seus clientes, pois, o “localismo” e o “nacionalismo” passaram a ser mais valorizados nas relações empresariais “low touch”.

Beleza e aparência virtual diferenciada nas comunicações, tornaram-se questões muito relevantes, principalmente no ambiente digital, propondo uma nova estética no relacionamento empresarial, onde cliente precisa ser sensibilizado nas suas “múltiplas facetas”, e com isto, dedicar a atenção para as mensagens do fornecedor.

Uma mensagem que o cliente entenda (linguagem do cliente), e que seja “bonita”, que seja adequada ao momento e utilize recursos tecnológicos atuais, vai chamar mais atenção e vai ter mais chance de ser percebida e assimilada, contribuindo desta forma na geração da empatia necessária para que a equipe de vendas possa produzir melhores resultados.

Ampliação dos canais de relacionamento facilitando o processo de compra dos produtos para os clientes e proporcionando um ambiente de melhores resultados. A visão de venda multicanal está cada vez mais sendo exigida nos negócios B2B, principalmente em ambientes que podem ser apoiados por tecnologia, fazendo com que o cliente tenha a opção de comprar na forma e na hora que mais lhe for apropriado.

A liberdade de decisão de compra do cliente não implica em que a empresa abra mão de executar as suas ações de vendas ativas, tomando a frente do processo e procurando o cliente para fazer as suas ofertas.

Os 4 Ps do Marketing, mesmo depois de mais de 6 décadas (produto, praça, preço, promoção) continuam sendo princípios importantes para muitos segmentos de mercado, e, devem ser constantemente avaliados para a montagem de ofertas diferenciadas, buscando adequar as ofertas (promoções) as características dos mercados, trazendo benefícios tanto para quem compra como para quem vende.

As opções de ofertas diferenciadas, feitas com coerência, devem fazer parte do leque de ações permanentes nas empresas, e, são sempre responsáveis por alavancar boas oportunidades de vendas, além de ser um ótimo mecanismo de captação e retenção de clientes.

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