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63% das pessoas que pedem informação hoje sobre a nossa empresa provavelmente vão comprar nos próximos 6 meses e 20% vai demorar mais do que um ano para comprar.
Diante dessa estatística podemos ter uma noção da importância de gerenciarmos nossa base de contatos, não é mesmo?
Muitas vezes a ansiedade de vender nos faz esquecer dessa informação. Quando abordamos um contato e notamos que não existe interesse imediato em adquirir um de nossos produtos, normalmente partimos para outro, certo?
Claro! E obviamente não está errado. O que não pode acontecer é simplesmente esquecermos dele.
A estatística deixa claro que a grande maioria dos contatos só irão considerar a compra após 6 meses.
Muitos acabam por não dar importância a esse fato e perdem excelentes oportunidades comerciais.
Gerenciamento de contatos
Não existe condição de gerenciarmos nossos contatos e as atividades que precisamos fazer sem um bom software, na verdade hoje é humanamente impossível.
Veja a situação abaixo e saiba que é bem mais comum do que imagina e pode estar acontecendo na sua empresa:
“Um vendedor aborda determinado contato. Faz o discurso comercial corretamente e obtém a atenção do prospect. Após sua abordagem comercial faz a pergunta fatal: Então, gostou? O contato diz que sim, mas no momento não há interesse. O vendedor tenta argumentar mais um pouco, mas o prospect é taxativo em não querer prosseguir com a compra. O vendedor fica entristecido (todos ficam, não tem jeito) e parte para outra. Passado um tempo, o vendedor lembra daquele contato e o aborda novamente. O Sr. “fulano” tudo bem? Lembra de mim? Então o que acha de voltarmos ao assunto? E nesse momento ele escuta algo incrível: Olha, na verdade eu já comprei essa oferta”.
Exatamente. O vendedor acabou despertando o desejo no contato, mas não levou a venda. Abriu o caminho para outro vender. O que aconteceu? Não fez o acompanhamento no tempo correto, na verdade, até esqueceu dele e numa eventualidade lembrou dele e o abordou novamente, mas já era tarde demais.
Atualmente isso é um erro quase que imperdoável, pois há programas de computador que apoiam os vendedores com maestria nesse processo.
63% após 6 meses
63% dos contatos compram após 6 meses e essa informação é valiosa demais para ser desconsiderada pelos vendedores.
20% após um ano
Observem que a estatística apresenta mais um dado extremamente relevante: 20% dos contatos poderão comprar somente após 12 meses a partir do primeiro contato realizado pelo vendedor.
O acompanhamento minucioso dos contatos é atividade chave para termos sucesso em vendas.