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Dispor de mais de um canal de vendas é sempre um anseio e uma expectativa para a maioria das empresas, sendo que a operação de televendas é umas das melhores opções para que a empresa fidelize, diversifique e amplie sua carteira de clientes.
Apesar que a implantação do canal de televendas é sempre um grande desafio para qualquer empresa, pois trata-se basicamente de interações entre pessoas, vendedores de um lado e compradores de outro.
Mas quando apoiado em um método de trabalho e utilizando um software com recursos especializados, se alcança ótimos objetivos, como mais clientes e mais vendas.
Quando falamos de uma solução especializada para apoiar a operação de televendas, alguns recursos são indispensáveis para que se possa organizar o trabalho e também gerenciar, podemos citar:
1. Entrega de Padronização de Trabalho:
Uma interface que organize o método de trabalho dos vendedores, dispondo de uma sequência de ações que ele deve exercer no momento do contato com o cliente.
Exemplo: Registro do contato, envio de e-mail, registro de objeções, venda, …
Assim, criando um método de trabalho padronizadamente ágil e também fazendo com que todas as informações dos clientes estejam em poder da empresa.
2. Interface Especializada Para o Contato com o Cliente:
Mesma interface que organize as carteiras de clientes do vendedor, trazendo os clientes para serem contatados no momento certo.
- O que fazer quando conseguir o contato com nosso potencial comprador?
- Como abordar para convencê-lo a comprar nossos produtos?
Sem dúvida, estas são questões fundamentais na abordagem do vendedor, pois o primeiro passo é conhecer o cliente:
- Qual sua frequência de compra?
- Qual o volume de compra?
- Que itens mais compra?
- Qual sua relação financeira com a empresa?
- Quais suas principais objeções?
Como resultado, o vendedor, contendo essas informações de forma rápida, proporciona a ele uma linha de abordagem mais objetiva, com argumentos consistentes, refletindo seriedade e conhecimento dos negócios.
3. Atualização Automática das Carteiras de Clientes:
Hoje, ainda muitas empresas passam trabalho e gastam muito tempo preparando as listas de clientes para a equipe de vendas internas.
Então, dispor de recursos que atualizam as listas de clientes de forma automática, baseado em regras estabelecidas pela empresa, reduzindo o trabalho operacional por parte da gerência, trazendo um grande ganho de produtividade e o principal, não tendo a possibilidade de esquecer de algum cliente por falta de contato.
4. Recursos que aumentem os itens nos pedidos:
Dispor de recursos, como cross e up sell são estratégias de abordagem ao cliente que levam a empresa a vender mais em 10 à 30%. Assim explorando o potencial de compra, mas também melhorando a experiência de compra dos clientes, possibilitando enriquecer a compra com outros produtos que podem lhe trazer melhores resultados.
Sendo que, recursos como:
- Produtos mais comprados;
- Produtos equivalentes;
- Recuperação de saldos;
- …
No mercado B2B, quando a indústria vende para o varejo, sua utilização pode gerar ótimos resultados, permitindo condições para os vendedores aumentarem o mix do pedido (número de itens nos pedidos) e também seu valor.
5. Recursos de Gerenciamento e Indicadores de Resultados:
Uma interface onde mostra para o vendedor quantos e quais clientes deve ou está ligando, quais agendamentos de contato com o cliente precisa fazer, ver seu nível de efetivação e como está o atingimento das suas metas, entre outros, faz a diferença, pois quando o próprio vendedor têm essas informações para acompanhar seus indicadores ele mesmo consegue fazer sua própria gestão.
Mas também, é importante para a empresa dispor de recursos de gestão que mostre a atividade da equipe de vendas, volumes de trabalho e resultados obtidos, possibilitando a gerência empreender ações de melhoria nos processos e nas pessoas.
Então, com este conjunto de recursos, quando disponível em uma operação de televendas através de uma Plataforma de Aceleração de Vendas, faz com que a empresa tenha um método de trabalho para os vendedores, disponibilizando um conjunto de informações estratégicas e recursos com inteligência comercial para que ele consiga captar mais e melhores pedidos. Além de conseguir fazer sua própria gestão, assim como o seu gestor com a equipe de vendas.