Tempo de leitura: 2 minutos
Empresas que colocam seus produtos no varejo para posterior venda aos consumidores têm um desafio, ficarem constantemente sujeitos a questões externas.
Para as quais nem sempre dispõe de soluções que possam modificar os cenários, como:
- A situação do mercado, estagnado ou até em encolhimento levam a uma natural redução das vendas.
- Com o surgimento de novos fornecedores, campanhas mais agressivas no mercado, são situações que atrapalham aquelas empresas já consolidadas e com seu mercado já definido.
- O aparecimento de novas ofertas, produtos com características diferenciadas e com preços mais competitivos, são questões que não se pode desprezar.
- Da mesma forma, os próprios consumidores, influenciados por questões de cultura, tecnologia, passam a ter novos hábitos, reduzindo a utilização de alguns produtos.
Neste cenário, a atividade dos vendedores no momento do contato com seus clientes, passa a ter importância ainda mais comprometedora, pois, perceber a mudança no cenário de compras decorrente de algum novo fator, pode fazer com que a empresa se adapte de forma rápida, ou caso contrário, seja sucumbida por ações que não pode mais enfrentar.
Portanto, a utilização de um software especializado pode ajudar a empresa na identificação do perfil dos clientes e também, analisar e adequar suas estratégias para ajustar-se as características que o mercado apresenta.
Em primeiro lugar, cabe aos vendedores captar as informações e as características, registrando-as de forma associada ao cliente, criando um banco de informações importantes sobre o mercado em que atuam.
No perfil, tenha informações importantes que vão colaborar para o aumento das vendas:
- Fornecedores atuando nos clientes
- Quantidade de lojas / pontos de venda
- Quantidade de vendedores nos pontos de vendas
- Nível de organização do ponto de vendas
- Questões que o cliente valoriza
- Quando compra e o que compra?
- O que o cliente valoriza?
- Entre outras …
Em segundo lugar, cabe a empresa fazer uma avaliação das informações do perfil.
Por exemplo, feitas por alguma disponibilidade do software especializado ou com a utilização do Business Intelligence – BI, onde poderão realizar estratificações mais aprofundadas, identificando características do mercado que necessitem alguma ação por parte da empresa.
Enfim, com este recurso, pode-se identificar variadas situações, as quais, podem ser utilizadas pela empresa na construção de ações diferenciadas com objetivo de melhorar e ampliar seus negócios.